sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sintese do Curta Maré Capoeira

O objetivo desta oficina é compreender o contexto hitórico e cultural da dança capoeira e sua origem .

2- Muitos jovens sentem-se motivados a seguir a mesma ocupação dos seus pais. Esse parece ser o caso de Maré, tendo em vista q/ seus pais são capoeiristas, assim c/ vários de seus antecedentes.

6-TEM SIM . C/ A CAPOEIRA ERA PROIBIDA ,OS JOGADORES , P/ Ñ SEREM IDENTIFICADOS, ESCONDIAM SEUS VERDADEIROS E DAVAM-SE APELIDOS UNS AOS OUTROS DE ACORDO C DETERMINADAS CARACTERISTICAS.

A capoeira confunde-se c/ a historia do povo brasileiro e c/ a historia de todos os povos: uma sucessão de fatos em q/ os mais fortes se sobrepõem aos mais fracos.E, neste desenrolar, surge a forma de resistir cultural e, p/ entende-lo e preciso saber os episódios da vida nacional : das lutas de liberdade dos negros cativos até a realidade de vida das populações marginalizadas das cidades.


5-A CHULA É NORMALMENTE COMPOTA DE IMPROVISO. Trata-se de uma cantiga curta, entoada pelo cantador, p/ exaltar mestres, cidades e localidades significativas, fatos importantes q/ tenham acontecido, bem c fatos históricos envolvendo a capoeira.


Segunda parte. Um desses momentos é o que precede a entrada na roda de capoeira. Os jogadores se abaixam ao pé do berimbau, fazem rituais próprios p/ receberem bênçãos, q/ servem tb p/ concentrar-se na disputa q/ está por vir. A roda de capoeira é precedida da preparação dos instrumentos e afinação de alguns deles , como o berimbau, o reco=reco e o atabaque. . A própria roda é uma preparação p/ o jogo.

Há sim .O menino inicialmente faz uma avaliação parcial de sua atuação : sai aborrecido c/ sua calça suja por causa de uma menina. Mesmo assim Maré , ao final, faz uma avaliação positiva de si mesmo c/ capoerista: ele é bom no q/ faz porque gosta e treina exautisvamente p/ estar bem preparado e ter sucesso na execução do jogo. Ao final , na chula, numa avaliação geral, refaz a avaliação parcial inicial . Na roda de capoeira/ tem vezes q/ é bom cair / Quando a causa é moça bonita / cheia de ginga/ Q/ nem Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário