sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Curta-Metragem : Maré Capoeira

AS ETAPAS DE TRABALHO NO MARÉ CAPOEIRA



QUESTÕES PARA COMPREENSÃO E SÍNTESE DO FILME:



-Quais são os sonhos do João(Maré)?

-Quase são as motivações que levam Maré a ter esses sonhos e não outros, como, por exemplo, ser jogador de futebol?

-Para Maré, o que é capoeira?

-Quais são suas origens?

- O que é uma chula?

- O fato de os praticantes de capoeira terem apelidos o que tem a ver com a proibição que havia no Brasil de se praticar esse jogo?

QUESTÕES QUE PERMITEM AO JOVEM IDENTIFICAR AS ETAPAS DE TRABALHO AO LONGO DA PRÁTICA DA CAPOEIRA:

- Que momentos antecedem o jogo, correspondendo à etapa de preparação?
-Em que parte ou partes do filme é possível identificar a execução da capoeira?
-Há no filme algum momento que possa ser relacionado à etapa de avaliação?

NA PRAIA TEM CAPOEIRA?

Tem mesmo, venha ver!
Tem rabo de arraia,
Tem beija-flor,
Meia lua e rolê

Na roda de capoeira ,
Tem vezes que é bom cair
Quando a causa é moça bonita
Cheia de ginga
Que nem Tatuí

Ah, eu fui na areia buscar
Subi com a marê
Fui na areia buscar
Ela eu vou levar
Fui na areia buscar
Subi com a maré
Fui na areia buscar
Ela eu vou levar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário